A Prefeitura de Curitiba precisava conscientizar e educar estudantes infantis sobre a coleta do lixo seletivo. Deixando claro para os alunos a diferença do lixo comum para o lixo que não é lixo na cidade. A escolha para essa ideia foi criar um game interativo e, com nosso expertise em tecnologia e criatividade, fomos chamados para desenvolver esse projeto.
Pensar em algo atrativo, simples e que passasse a mensagem necessária, de maneira lúdica e divertida. Nossa equipe passou por um processo criativo, usando o design thinking para desenvolver toda a ideia. Por meio do storytelling e gamification, decidimos desenvolver o Pare e SE-PA-RE, usando como referência o Candy Crush, um jogo de puzzle que utiliza o raciocínio e, na época, era um dos maiores jogos. Elaboramos todo o visual design do game – ícones, ilustrações, cenários, elementos, hud, etc.
Para engajar ainda mais os estudantes, criamos três fases de lugares que faziam parte do universo desses alunos: parque, rua e escola. Conforme os alunos iam evoluindo, ele o jogo tornava-se mais difícil e mais rápido. Além de tudo isso, outro desafio foi desenvolver um jogo interessante, mas extremamente leve, já que seria instalado nos computadores das escolas municipais.
Implementar um projeto de conscientização desde cedo para essas crianças, ajuda não só no futuro do planeta, mas também reflete no dia a dia e nas próximas gerações. Esses estudantes já ficam à frente, com um mindset diferente de outros que não tiveram incentivos.
Um game divertido e que ajudou os alunos a desenvolverem raciocínio lógico e a capacidade de organizarem elementos de diferentes categorias.
O Pare e SE-PA-RE enquadrou-se em três das 17 ODS estabelecidas pela ONU: número 12, Consumo e Produção Responsáveis; 13, Ação Contra a mudança Global do Clima e 15: Vida Terrestre.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), Curitiba está entre as cidades mais limpas do mundo. Até maio deste ano, 7.642 toneladas de resíduos recicláveis foram coletados no programa Lixo que não é Lixo e 207.508 toneladas de resíduos orgânicos coletados na Coleta Convencional.*
*Dados do site da Prefeitura Municipal de Curitiba